Para se desenvolver com sucesso o
planejamento de gestão de pessoas em consistência com o planejamento
estratégico da organização, duas metodologias de planejamento podem ser
utilizadas: Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e Planejamento de Sistemas de Negócios
(PSN).
FCS - Fatores Críticos de Sucesso
O FCS é uma abordagem metodológica
para a identificação dos fatores que possam ser críticos e decisivos para o
sucesso da gestão de pessoas da organização. A metodologia FCS pode e deve
encorajar os executivos a identificar o que é ou não prioritário ou importante
para suas decisões com relação às necessidades prioritárias da organização,
através da montagem de um diálogo sobre a identificação de que sistemas de
informação podem ser realmente necessários. Os FCSs estão freqüentemente
ligados a dois tipos de atividade executiva, quais sejam, monitoramento e
desenvolvimento (3). Os relativos ao monitoramento se referem ao rastreamento
contínuo de operações em andamento, tipicamente exemplificados pela produtividade
de vendedores e qualidade de produto. Os relativos ao desenvolvimento envolvem
o rastreamento contínuo de grandes mudanças diretamente voltadas a um futuro
novo ambiente. Para tanto, o FCS exige o seguimento das seguintes etapas:
ETAPA 01 IDENTIFICAÇÃO
DA MISSÃO PRIMÁRIA DA ORGANIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS QUE DEFINEM SATISFATORIAMENTE
SEU DESEMPENHO GLOBAL Sem se conhecer e definir claramente a missão e os
objetivos da organização, qualquer planejamento de gestão de pessoas irá operar
no vazio, tornando-se difícil explicar porque determinado fator de sucesso é ou
não realmente importante.
ETAPA 02 IDENTIFICAÇÃO
DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS) Um fator crítico de sucesso é algo que
concorre objetiva e diretamente para que a gestão de pessoas venha a ser bem
sucedida. Muitas organizações apresentam relativamente poucos FCS, que
geralmente vem de fontes tais como a estrutura da empresa, sua estratégia
competitiva, sua localização geográfica, fatores ambientais, e problemas ou
oportunidades operacionais circunstanciais (3). Exemplos típicos de FCS são:
·
melhoria do relacionamento com clientes
·
melhoria do relacionamento com fornecedores
·
melhoria na utilização dos estoques
·
utilização mais eficiente dos recursos humanos
ETAPA 03 IDENTIFICAÇÃO
DOS INDICADORES DE DESEMPENHO QUE POSSAM SER RASTREADOS. Aqui se trata de
localizar, para cada FCS, os indicadores que possam ser mensurados em função de
suas disponibilidades, para que possam ser utilizados no planejamento de gestão
de pessoas. No caso específico de um FCS, o relacionamento com clientes por
exemplo, os indicadores podem ser os seguintes, entre outros:
·
evolução do número de pedidos
·
evolução dos volumes de entrega
·
índice de reclamações / rejeições nas entregas
·
relação pedidos / ofertas
·
turnover de clientes
·
índice de entregas em dia
·
tom de voz do cliente (na última entrega)
ETAPA 04 DESENVOLVIMENTO
DE SISTEMAS PARA COLETA E PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES. A identificação de
indicadores críticos aponta que problemas existem, mas não os resolve. Para tanto,
torna-se necessário desenvolver um sistema que possa coletar, processar e
exibir (em tela) as informações pertinentes. Tal sistema não pode se limitar a
somente calcular estatísticas, mas também ser capaz de rastrear a informação.
Por outro lado, apesar da metodologia
FCS prover uma estruturação extremamente útil em muitas situações, como
qualquer outra ela deve ser aplicada com bastante cuidado e critério, já que
apresenta certos pontos fracos. Ela será provavelmente mais efetiva se aplicada
por gerentes seniores do que por gerentes juniores, já que estes estão mais
atentos e focados para suas áreas específicas e menos preocupados com a
organização como um todo (4).
3.2. Riscos
Os desapontamentos mais comuns
incluem:
·
o
projeto se completa além do tempo planejado
·
o
projeto ultrapassa o orçamento previsto
·
os
benefícios desejados não são atingidos
·
o
desempenho técnico do sistema é inadequado
·
os
usuários rejeitam o sistema
·
a
inconstância das prioridades reduz a importância do projeto
Desde que o desenvolvimento
de pessoas é um esforço arriscado, os riscos devem ser cuidadosamente
considerados enquanto se decide que projetos podem ser iniciados. Quanto mais o
desenvolvimento de um projeto se afasta de sua situação ideal, maiores ficarão
seus riscos inerentes. Isso não quer dizer que somente os sistemas de baixo
risco devem ser desenvolvidos, pois as organizações que só desenvolvem sistemas
de baixo risco, acabam sem experiência nessa atividade essencial e acabam
provavelmente atingindo menos e menores benefícios dos sistema do que se
poderia obter. Um forma estruturada de se avaliar os riscos de um projeto, é a
de identificar inicialmente os fatores de risco específico, criar um
questionário para a avaliação do projeto em termos de cada fator específico de
risco, e então calcular o risco global do projeto através da soma ponderada da
pontuação dos riscos específicos, conforme sugerido por McFarlan.
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