Planejamento de Recursos Humanos
“compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades
organizacionais de Recursos Humanos e o consequente desenvolvimento de
políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades a
curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização das
estratégias de negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob
condições de mudanças”.
Alguns elementos que dimensionam a
abrangência do Planejamento de Recursos Humanos podem ser exemplificados:
·
Integração com o negócio e os objetivos da empresa.
·
Participação gerencial.
·
Dimensão do tempo.
·
Integração dos processos, programas e atividades de Recursos Humanos.
Ao adotar o Planejamento de Recursos
Humanos a empresa desenvolve uma nova estratégia para dotá-la dos recursos
humanos que irão garantir a sua sobrevivência e evolução no mercado de atuação.
O Planejamento de Recursos Humanos
integrado ao Planejamento Estratégico Empresarial busca dimensionar a
quantidade e a qualidade dos recursos humanos exigidos a fim de que os
profissionais no futuro apresentem competência e o desempenho necessários para
assegurar a continuidade do sucesso do negócio.
4.1. Estrutura do Planejamento de
Recursos Humanos
(1) Avaliação Estratégica das condições
internas e externas da empresa para desenvolvimento de pessoas, recrutamento,
seleção e questões de trabalho;
(2) Definição de Prioridades, potencializando
os aspectos positivos e minimizando os aspectos negativos identificados na
avaliação estratégica;
(3) Programação das Ações no que se
refere a:
Como??
Quando??
Quem??
Quanto??
·
Desenvolvimento
de pessoas - buscar programas que combinem o referencial teórico com uma abordagem
mais próxima possível da prática. Nem sempre os "pacotes prontos" são
a melhor resposta para quem busca capacitar-se profissionalmente.
o Recrutamento e Seleção – buscar métodos e programas que
tenham por objetivo localizar e facilitar a escolha dos melhores profissionais
do mercado, os quais possuam o potencial para cumprir as exigências da função
requerida e se adaptar aos valores da empresa.
o Questões de Trabalho – localizar e aplicar formas mais
avançadas de emissão de folha de pagamento e questões afins, como processos
informatizados e pessoas capacitadas para realizar as tarefas.
o Cargos e Salários – definir políticas que gerenciem
posições; que controlem habilidades e hierarquias; que identifiquem
trajetórias; que faça avaliação e controle de desempenho.
(4) Acompanhamento sistemático
do que foi programado.
APLICAÇÃO – ESTUDO DE CASO
PLANEJANDO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO
|
Um programa de treinamento deve se
guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso:
Identificar o cliente: este é o ponto de
partida para a elaboração do programa. Se a identificação do cliente estiver
errada, todo o programa perderá o seu sentido. Para a identificação, pergunte:
Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas necessidades? E que
resultados deverão ser alcançados? Somente o cliente terá as respostas para
estas perguntas.
Levantamento de Necessidades (LN): Para que um
programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que ajustar as ações
da área de treinamento com as necessidades da instituição. Ao realizarmos um levantamento
de necessidade temos que tomar cuidado para não cairmos na tentação do
resultado imediato cobrado pelos empresários.
Visando reduzir os erros constantes
no LN, vamos esclarecer alguns equívocos:
Para
localizarmos os desvios relativos a padrões esperados
|
|
devemos
fazer um esforço global que compreenda toda a organização.
|
|
Ao
levantarmos as necessidades de treinamento para uma organização
|
|
não
estamos tendo uma medida corretiva para um problema, estamos evitando
problemas futuros.
|
|
Um
grande erro que sempre cometemos é de não envolvermos os gerentes no LN
|
|
esta
tarefa não é privativa da área de treinamento e todos devem ser envolvidos.
|
|
O
LN deve ser uma atividade continua dentro da organização.
|
|
ela
serve para evitar problemas e não apenas corrigir.
|
·
O LN trará a tona a “carência observada no indivíduo ou no grupo, diante
do padrão de qualificação necessário para a boa execução da tarefas de uma
função”. Os resultados aqui traçados definirão as ações a serem tomadas
posteriormente.
Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos:
Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos:
o Questionário
o Avaliação de desempenho
o Discussão em grupo
o Reuniões inter-departamentais
o Entrevista estruturada
o Pesquisa de clima
o Pesquisa de satisfação de clientes,
entre outros.
Seja qual for o instrumento utilizado
não podemos abrir mão da criatividade, tendo sempre em mente os objetivos da
empresa.
Diagnosticar o problema: nesta etapa o
profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar
se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário