quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Aula 5 - O papel da Liderança

O objetivo humano da administração é restaurar e manter o equilíbrio do grupo e a adaptação pessoal perturbada pela mudança.
Cabe à liderança encorajar os empregados de forma a minimizar os sentimentos de frustração e insegurança decorrentes do processo de mudança, estabelecendo bases sólidas de comunicação e participação dos mesmos no processo.
Se as condições apoiam a mudança cultural, você deve considerar as seguintes questões:

·                     Faça com que todos percebam a real necessidade da mudança.
·                     Comunique claramente os objetivos e as alterações a serem implementadas.
·                     Dê atenção especial ao treinamento dos funcionários.
·                     Encoraje a ideia de mudança como adequação ao meio.
·                     Faça as pessoas do topo tornarem-se modelos, determinando assim o tom de seus comportamentos.
·                     Crie novas histórias, símbolos e rituais para substituir aqueles atualmente em voga.
·                     Selecione divulgue e apoie empregados que apoiam os novos valores buscados.
·                     Replaneje os processos de socialização para se alinharem aos novos valores mude o sistema de recompensas para estimular a aceitação de um novo conjunto de valores.
·                     Substitua normas não escritas por regras e regulamentos formais que serão estritamente seguidos.
·                     Sacuda as atuais subculturas através de transferências, rotação de cargo e/ou demissões.
·                     Trabalhe para conseguir consenso de colegas através a utilização de participação de empregados e da criação de um clima com alto nível de confiança.
·                     Um processo de mudança cultural certamente não se dá de uma hora para a outra, mas a questão é: A cultura pode ser modificada? A resposta é: SIM!

A cultura organizacional é um tema extremamente complexo e ambíguo, mas que é de vital importância para as organizações em geral. Ela é a identidade que será apresentada para uma sociedade , clientes, fornecedores , concorrentes e os próprios funcionários , nela estará inserida todas as variáveis que de uma forma ou outra influenciam o comportamento e as percepções que os indivíduos tem desta organização, podendo ser estas variáveis a cultura de uma nação, os valores , crenças e pressupostos , personalidade da gerencia e funcionários etc. Essa percepção é um dos pontos básicos , pois através dela os indivíduos reagem à proposta da organização , salientando que elas podem ser influenciadas ou influenciar a cultura organizacional de uma empresa.    Estas respostas são passíveis de serem medidas e o resultado disto pode ser o sucesso ou o fracasso de uma empresa .  
Portanto a partir da década de 70 houve uma grande preocupação no estudo desta cultura organizacional percebendo as empresas que elas mesmas não eram apenas uma máquina de produção de bens de consumo e serviços elas são um instrumento social complexo , que além de produzir bens de consumo e serviços produzem artefatos sociais , pois tem característica própria e estão muito ligadas ao meio social que convivem. 
Passou-se então a ter uma preocupação maior com esses relacionamentos e percepções, houve uma valorização do ser humano , buscando entendê-lo melhor e o encaixar onde melhor pudesse trazer retorno para a empresa , na intenção de diminuir os atritos, reclamações , perda de qualidade e aumentar os resultados e qualidade de vida no trabalho , satisfazendo da melhor forma possível aos seus funcionários e acionistas .
Essas transformações nas empresas , buscando obter uma cultura organizacional forte e coesa foi praticamente que imposta pelo mercado altamente competitivo e em constante mudança e por uma sociedade crítica e pretensiosa de uma qualidade de vida melhor no trabalho.

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